O Semeador saiu a semear. Jesus é o primeiro semeador e instrutor da semeadura. A semente é a sua palavra, o Evangelho (boas novas). O campo é o coração do pecador. O fruto, o arrependimento e salvação do pecador. A extensão da lavoura é o mundo. (Mt. 28.19-20).
A semeadura começou em Cafarnaum, onde Jesus passou a morar após a morte de João Batisa. (Mt. 4.13) cresceu em Jerusalém a partir do pentecostes (manifestação coletiva do Espírito Santo, (Atos 2) e se expandiu de Jerusalém até a Judéia, Samaria e confins do mundo.
Foi alcançando outras regiões e continentes até chegar ao Brasil por iniciativa de vários movimentos missionários, entre eles os presbiterianos, pelo ministério do missionário americano Ashbell Green Simonton. Aqui em Mogi Guaçu a Igreja Presbiteriana foi plantada no centro da cidade, graças a dedicação de um pequeno grupo de irmãs e alguns irmãos crentes e dedicados, há mais de meio século. Por iniciativa dela surgiu a nossa igreja que se denominou IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE MOGI GUAÇU.
Ela começou no bairro Santo Antonio por um grupo de irmãos, a partir do segundo semestre de 1976, que passou a realizar reuniões de oração e evangelismo, alternadamente, em suas casas, incentivados pelo Rev. José Eduardo Borneli. Com a construção dos conjuntos habitacionais dos Ypês I e II, novas famílias foram chegando e o grupo foi aumentando. Logo a SAF da igreja sede criou aqui o departamento, “Estrela da Manhã”. Logo surgiu a necessidade de construir um salão, com incentivo do Rev. Ruben de Almeida. Passou-se a realizar Escola Dominical e cultos dominicais vespertinos, no salão.
Aos 14 de maio de 1982 organizou-se a Congregação Presbiteriana Unida de Mogi Guaçu, com culto solene sendo pregador o Presbítero Paulo Breda, então presidente do Supremo Concilio. Constatado que a congregação reunia as condições de liderança e autossustento financeiro, o Presbitério de São João da Boa Vista organizou-a em Igreja, no pastorado do Rev. Elias Dantas. O ato de organização foi conduzido por uma Comissão do Presbitério sob a direção do Rev. José Rodrigues Cordeiro que presidiu a assembleia de organização às 10 horas do dia 29 de janeiro de 1984. Nessa assembleia foram arrolados 59 membros comungantes e 29 membros não comungantes, totalizando oitenta e oito membros. Foram organizados o primeiro Conselho e a primeira Junta diaconal, com a eleição dos primeiros presbíteros e diáconos que integraram o primeiro conselho e a primeira Junta diaconal, os quais foram ordenados e instalados no culto vespertino. Foram eles: Presbíteros José Henrique de Almeida, (ordenado), Tercio Martins e Jaime Francisco de Araújo, (investidos) e Diáconos João Batista Borges e João Anselmo, (ordenados e investidos) Adolfo Valim e João Dias de Araújo (investidos). Neste culto vespertino o Rev. Isauro Carriel assumiu o pastorado da igreja como pastor evangelista designado pelo Presbitério de São João da Boa Vista.
Após a sua organização a igreja experimentou notável progresso, contando com uma mocidade entusiástica que se dedicava a pregação e evangelismo na casa dos sócios, formação do coral Boas Novas, aquisição de um terreno e construção da casa pastoral e construção do edifício de educação religiosa.
Desde a sua organização a igreja contou com o pastorado dos seguintes ministros: Rev. Isauro Carriel (1984/1991), Rev. Sidney Garcia, Rev. Francisco de Assis Prestes, Rev. Jair dos Santos, Rev. Elerson da Silva, Rev. Amauri Vassão, Rev. Hélio Jorge, Rev. Isauro Carriel (2000/2008), Rev. André Luis Pereira (2009/2010), Rev. Isauro Carriel (2011/2012), Rev. Lairton José Parma (2013/2014), Rev. Antonio Carlos Rezende (2015/2018) e, finalmente, a partir de 2019, Rev. João Benedito da Silva. Contou também, com o seminarista Edson França que desenvolveu excelente trabalho especialmente, com a mocidade.
A partir de 2015, com a chegada do Rev. Antonio Carlos Rezende, o antigo sonho de se construir um salão social para a Igreja ganhou força e iniciou-se a busca por um terreno nos arredores da Igreja. Inicialmente, foi adquirido um terreno próximo à Igreja. O sonho cresceu e um novo templo começou a ser sonhado. Logo depois, dois novos terrenos foram adquiridos no Parque Cidade Nova. Mas ainda não era o tempo de Deus.
Em 2019, com a chegada do Rev. João Benedito da Silva, o desejo de se construir um novo templo ganhou ânimo extra. E o tempo de Deus chegou! O Senhor havia preparado três terrenos na Rua Porto Ferreira que seriam adquiridos Junho de 2019, através da negociação dos outros terrenos que a Igreja possuía. Estávamos convictos que este era o lugar escolhido pelo Senhor para construir o novo templo da Igreja. O arquiteto Luiz Fernando Nogueira foi contratado para elaborar o projeto do novo templo que foi aprovado em Outubro de 2019.
Entretanto, outra coisa ainda precisava ser feita. O nome Igreja Presbiteriana Unida de Mogi Guaçu, usado por 35 anos, já não mais representava de forma completa esta nova fase da Igreja.
Finalmente, no dia 13 de Outubro, o povo de Deus reunido em Assembleia aprovou a alteração do nome da Igreja para IGREJA PRESBITERINA NOVA ALIANÇA, mantendo-se a ligação com o antigo nome da Igreja Presbiteriana Unida de Mogi Guaçu.
No ínicio de 2023 (atual) com a saída do Rev. João Benedito da Silva, por meio de assembléia assumiu como Pastor Títular da Igreja Presbiteriana Nova Aliança o Rev. Bruno Almeida Borges, ao lado de sua esposa Marcela Mello Borges que vieram de Salvador-BA.
Galeria de Fotos
Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem